terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Primórdios...

Por que NY? Por que em 2010?
Comece com um sonho, ainda que emprestado: o sonho da minha esposa, Carla, sempre foi o de viver no exterior, passar um tempo fora, conhecer outra cultura. Se puder juntar a isso algo que reverta em benefício profissional, melhor ainda.
Então o doutorado em Ciências Médicas caiu como uma luva para possibilitar esta vivência. Entre o marco zero, que é entrar no doutorado, e a viagem em si, foram 2 anos de preparativos.
Primeiramente, arranje um orientador, escreva um projeto de estudo, submeta a uma comissão de Pós-Graduação, entre no doutorado e faça alguns créditos. Depois de cumpridas as muitíssimas exigências acadêmicas (eu fiz um resumão), comece por descobrir em que lugar do mundo se escondem os pesquisadores da tua área de estudos. Tendo a ajuda do GOOGLE, esta parte é fácil. Agora complica um pouco: mande dezenas de e-mails para os pesquisadores. Poucos responderão, mas não desista! No e-mail padrão que vais mandar, seja suscinto: fale da tua área de estudos (genérica e específica), do teu projeto, mande o link de uma publicação internacional tua, se tiveres. Não desista! Quando alguém responder, muita calma nesta hora. Às vezes, mais de um responde. Não descarte nenhuma opção de antemão, a menos que você já saiba que não quer ir para determinado país. Vá levando, cozinhando em banho-maria. Vá afunilando suas escolhas, utilizando os outros critérios (língua, lazer, etc). Quando decidir investir em um, troque e-mails mais específicos. Depois de ser aceito, comece a novela de pleitear uma bolsa de estudos. Mas vá juntando grana, pois, no nosso país, invariavelmente, as bolsas são bastante acanhadas.
Pra nossa sorte, responderam aos e-mails 2 pesquisadores de ponta na área de estudos da minha esposa, distúrbios do sono. Um de Baltimore; outro, de NY. Baltimore é uma cidade moderna, muito bonita e muita menos caótica do que NY. Mas quem quer calmaria? Optamos por NY por ela ser o que é. Uma cidade sui generis, ímpar em programações culturais, gastronômicas, consumistas mesmo. Queremos tudo o que o nosso bolso permitir.
Por fim, escolhemos o ano de 2010 por ser o último ano de pré-escola do nosso filho mais velho. Por ora é isso. Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Fala Gera. Tenho certeza que dará tudo certo! Agora vamos ver como o Yogurto N'guê se sente en nueva york!
    Abraços da Família.
    Zé Roberto!

    ResponderExcluir
  2. Grande Geraldo e Carla, ter um sonho já é muito bom, mas realizá-lo é extraordinário! Por isso, sejam muito felizes e curtam todos os momentos... Estaremos acompanhando este blog e não deixem de postar!

    Namaste :-) ,
    Petrillo

    ResponderExcluir