terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Inverno e a lista ”ruim”

Soa como uma piada dizer que o inverno começa hoje. É o mesmo que dizer que o verão começa hoje em POA, quando muitos amigos já me disseram que estão “derretendo” de tanto calor há alguns dias. Já faz um bom tempo que tá frio aqui e, ao contrário daí, depois que o frio chega, ele não dá trégua até o final de março. Na minha lista das coisas que eu não gosto daqui, isso certamente está.
Faltam apenas 10 dias para encerrar o ano mais inesquecível da minha (nossa) curta vida. Vou levar comigo isso pra sempre. O balanço é super positivo por n motivos. Entretanto eu tinha prometido numa postagem anterior e vou enumerar agora as coisas que eu prefiro não lembrar, sem ordem de importância. A primeira coisa é o frio em excesso por muito tempo. Nada que um gaúcho não se acostume com o passar do tempo, mas acredito que leva mais de um ano. No dia em que chegamos estava -12. Foi um choque, mas pensamos que não ia durar tanto. Mas não tem jeito. São 6 meses de frio, sendo no mínimo 3 com temperaturas próximas do zero, quando não negativas. As crianças têm que ficar em casa e a gente também. Portanto, pra quem quer passear eu não aconselho esta época, por mais linda que esteja a cidade por conta do natal. A segunda coisa diz respeito a NY em particular. É muito alto o custo de vida aqui na “Big Apple”. Estou me referindo à moradia e a comida. Já teríamos voltado, por falta de grana, se eu não cozinhasse em casa. Dá pra contar nos dedos de uma mão, as idas a restaurante. Ainda bem que eu me viro na cozinha, porque o terceiro item é a comida propriamente dita. Come-se infinitamente melhor no Brasil. Alguns vão discordar, mas, por exemplo, eles não sabem o que é “salgado”. Na maioria dos cafés, só encontra-se opções de coisas “doces”. Se tu queres fazer um lanche rápido, muitas vezes tem de ir num “fast-food” ou comer as “horríveis” pizzas americanas que eles acham o máximo. A minha saída era comer salada (vou passar anos sem comer Ceasar Salad de tanto que eu comi!) ou sanduiche pronto, mas não é tão fácil de achar, a menos que tu estejas em Manhattan. Gastronomia não é o ponto forte daqui! A última coisa a ser esquecida é aquilo sobre o qual eu já tentei descrever naquela postagem anterior: o “sistema americano” totalmente cheio de regras, algumas estúpidas em minha opinião. Foi o jeito que eles encontraram de viver em sociedade. Eu não os culpo. É uma questão cultural. Talvez eu seja por demais brasileiro. Vou citar o exemplo do álcool. O programa típico de americano é ir para um bar e “encher a cara”. Mas se tu queres beber uma cerveja num shopping, eles não vendem. No “fast-food” também não. Já nas farmácias, tem aos montes e até gelada. Por quê? Se tu não podes beber na rua, nem na praia, nem na praça, nem em lugar algum. Só em casa, bar e restaurante. O motivo “oficial” é não estimular as crianças e os jovens. Isso dá margem a uma discussão sem fim. Bem amigos, poderia citar outras coisas, mas são insignificantes. A lista das coisas boas, que é bem maior, fica para outro dia, talvez no ano que vem. No dia de Natal, como um presente especial, estaremos recebendo a Deise que vem pela terceira vez e, desta feita, traz o Luís junto. As crianças estão na maior expectativa.
Obrigado Osmar por pagar o meu IPTU. Eu mesmo pagaria, mas não consigo mais me lembrar das senhas das minhas contas no Brasil. Abraços a todos e um FELIZ NATAL!


Um comentário:

  1. Geraldinho:
    Este agradecimento público me constrange.
    Sabes que podes contar comigo em qualquer circunstância.
    Aproveito esta oportunidade para desejar a todos voces um FELIZ NATAL e um 2011 DE MUITAS REALIZAÇÕES!.
    Um grande abraço,
    Osmar.

    ResponderExcluir