sábado, 6 de março de 2010

Era uma vez

Hoje resolvemos passear no sul de Manhattan. Fomos à estação de Ferry Boat que leva as pessoas para Staten Island. Passeamos também pelo lindíssimo Battery Park, mas não quisemos fazer o passeio da Estátua de Liberdade. Não vai faltar oportunidade. A temperatura estava convidativa: tinha muita gente correndo, aproveitando para tirar o “mofo”. Já nos disseram que NY é uma cidade de corredores. E parece mesmo! Continuamos passeando, sempre costeando o rio Hudson e fomos até o World Financial Center. Lá paramos para comer. Já eram quase 5h da tarde e haveria um belo pôr-do-sol. Comi um sanduiche italiano, mas estava ansioso pelo que veria em seguida. Subimos uma escadaria, no imenso saguão interno, que parecia um teatro improvisado. Havia um cara ensaiando uma peça e outro que parecia o diretor. Ali ocorrem vários eventos free e pegamos a programação. Lá de cima, através de um paredão de vidro, se tem uma vista privilegiada do marco zero. Um dia, aquele canteiro de obras já foi o maior edifício do mundo. Lembrei-me por instantes que já estivera lá. Eu tive a sorte de conhecê-lo antes do 11/9. Era o ano de 1997 e eu nem conhecia a Carla. Fiquei absorto, calado e com um nó na garganta. Um novo WTC, como uma só torre, está sendo construído. Tem muita gente trabalhando naquele local. Num surto de precipitação, resolvi contar para o Pedro, resumidamente, a história daquele lugar. Depois me arrependi um pouco: as crianças têm o seu tempo para conhecer a realidade. Depois disso, pegamos o metrô de volta para a pen station e, de lá, o trem para Great Neck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário