domingo, 21 de fevereiro de 2010

Território de Judeus

Great Neck é um território de judeus. Fomos à biblioteca pública principal da cidade onde, mais uma vez, fiquei assombrado. Uma cidade pequena como esta ter uma biblioteca pública de 3 andares já é um espanto. O que dizer então do fato dela ter 3 filiais (branches)? Ficamos sócios na mesma hora e já saímos com 5 DVD’S. Sim, além de livros e revistas, podemos retirar por 2 semanas DVD’S, CD’S. O acervo é de encher os olhos. Valeu pela dica, Ganda!
Mas como eu ia dizendo no início do post, esta cidade tem uma forte presença da comunidade judaica. Nos supermercados, por exemplo, encontramos um setor de “kosher food”. Ontem, quando estávamos indo à biblioteca, passamos por uma sinagoga muito bonita. Estávamos no carro da nossa amiga Rebeca, fotógrafa que mora há 6 anos aqui. Ela é judia, mas nada ortodoxa. Como era sábado, dia de Shabat, os judeus ortodoxos caminhavam pelas ruas calmas, quase sem carros, de Great Neck. No sábado, as mulheres judias cobrem suas cabeças com chapéus vistosos. Os judeus ortodoxos não fazem nada: não dirigem, não acendem a luz, não apertam sequer um simples botão do elevador (é verdade!). Em resumo, não fazem....nada! A sinagoga parece ser é o único compromisso. Perdoem-me se escrevo como leigo. Não sou um profundo conhecedor desta cultura. Entretanto, respeito e até invejo um pouco toda esta tradição. Temos inúmeros amigos judeus. A maioria deles, não ortodoxos. Mas todos cumprem, durante o ano, algumas tradições à risca. E, em minha opinião, levam mais a sério do que nós, católicos. A dimensão espiritual une e forma um povo, onde quer que ele esteja. Em Israel, New York ou em Great Neck. Shalom! Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Geraldo, postei um comentário num arquivo antigo de 08/02, sem me dar conta. Nós estávamos dando uma olhada geral no blog, na volta das férias. Olha lá. Aproveito para te dizer que não precisas ter inveja dos judeus, é só se cnverter...Claro, tudo tem seu lado ruim, a circunsição...brincadeira!!Mas se preparem, pois sabiam que em NY tem mais judeus que em todo estado de Israel? Aproveitem para ir a uma das maravilhosas Delis de comida judaica (idisch) que tem em Manhattan, são maravilhosas, com sanduiches de pastrami, sopas(tem uma de beterraba chamada borscht - acho que se escreve assim) que é uma loucura. Descubram!! Beijos a todos, Lê

    ResponderExcluir