sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bloco Cirúrgico

A Carla vivenciou as diferenças entre Brasil e USA num bloco cirúrgico de hospital. Estou entrando numa seara que não é a minha, mas a partir do que ela me relatou, vou contar esta experiência.
A Carla está tentando aproveitar ao máximo este período. Então, enquanto aguarda a aprovação de sua pesquisa no laboratório do sono (que é da Pneumologia) pela comissão de ética, teve a idéia de visitar a Otorrino do Bellevue Hospital e acompanhar algumas cirurgias. Na verdade, ela foi apresentada e muito bem recebida. Ela queria ver o quão diferente são os procedimentos e os materiais utilizados. Pra começo de conversa, ela ficou espantada com a quantidade de material que tem numa sala de cirurgia. A circulante não precisa sair atrás de qualquer material que o cirurgião necessita, pois tem tudo na própria sala. Além disso, os americanos são muito detalhistas e criativos em algumas coisas como, por exemplo, na máscara do cirurgião, na manopla, na proteção ocular do paciente, etc. Tudo é descartável, imitando um pouco o dia-a-dia dos americanos.
Mas não ficou só nisso: ontem a Carla foi apenas observadora das cirurgias, mas, hoje, foi convidada a operar junto. E foi uma cirurgia de apnéia (uma uvulo-palato-faringoplastia). Não precisaria nem dizer o quão feliz ela ficou. Obviamente, ela registrou o momento com fotos. Clique aqui para vê-las. Mais um sonho realizado! Um abraço a todos.

Um comentário:

  1. Isso mostra que o Cara lá de cima continua olhando para vocês! :))
    Abração :)
    LUCIANO

    ResponderExcluir